Consultar o CPF de Graça – 2 formas

Consultar o CPF de graça é uma ferramenta fundamental de controle que o consumidor brasileiro possui à disposição. Saiba, agora, como e por que utilizar isso a seu favor.

Consulte grátis seu CPF – saiba como

É indiscutível a importância da consulta periódica à situação do CPF, porém, você sabe como fazer a consulta grátis? Além das maneiras tradicionais de consulta grátis do CPF, em que é necessário ir até os postos de atendimento ou o envio de cartas solicitando o conhecimento da situação do CPF, há maneiras mais simples de fazer esse procedimento. Agora você vai conhecer um pouco mais sobre consultar o CPF de graça.

Que empresas fazem a consulta CPF?

Com o avanço da tecnologia, o brasileiro conta atualmente com o meio digital para a verificação periódica necessária do seu CPF. Se até recentemente somente a Receita Federal e o SCPC, serviço de proteção ao crédito administrado pela Boa Vista Serviços, disponibilizavam a consulta à situação do CPF, cada serviço de natureza distinta uma da outra, agora o brasileiro pode contar com outra empresa realizando um serviço semelhante ao do SCPC.

Consulta online de CPF

O Serasa, serviço de proteção ao crédito administrado pelo Serasa Experian, também passou a oferecer gratuitamente o serviço para consultar o CPF de graça. Das três empresas ligadas à proteção do crédito no Brasil, somente o SPC, administrado pela Câmara de Dirigentes Lojistas, ainda não oferece a modalidade online de consulta gratuita ao CPF.

Consulte a situação na Receita Federal

É importante ressaltar que as consultas são de caráter distintos. Enquanto a Receita Federal oferece uma consulta cadastral do CPF, em que a verificação do CPF é no sentido da situação do documento, regular ou não, e outras variações de cadastro, servindo para que o titular verifique se há fraude ou necessidade de regularização do mesmo, os outros serviços são no sentido da situação nos cadastros de serviço de proteção ao crédito. Em outras palavras: se há pendências e registros no nome do titular.

Por outro lado, a consulta realizada realizada junto a Receita Federal é com base nos dados do governo, ao contrário das consultas efetuadas pelas outras empresas, que são de natureza privada, sem ligação com o governo.

Renegocie sua dívida online

Assim, no serviço oferecido através do site do SCPC, você poderá verificar diversas informações com relação à situação do seu CPF no cadastro de proteção ao crédito da empresa, como os dados do credor, valor da dívida, data do registro da ocorrência e outros dados relativos à pendência, caso haja. Também há um canal direto com o credor, para que você possa renegociar sua dívida diretamente com a empresa, sem intermediários. Assim, você pode tentar resolver sua situação o quanto antes. Por outro lado, se você preferir, poderá dirigir-se diretamente à empresa em que você contraiu a dívida, já que na consulta do seu CPF, você terá acesso ao endereço e outros dados de contato do credor para a solução da pendência.

Consulta online ou pelo celular

Já o serviço oferecido pelo Serasa para consultar o CPF de graça é disponibilizado através do site da empresa ou de app para celular. Como o serviço é disponível de duas maneiras, de maneira gratuita, fica fácil para você fazer sua consulta e resolver sua situação. Para consultar pelo app, disponível, por enquanto, somente para Android, basta fazer o download do aplicativo. Você deverá realizar um cadastro para verificação de identidade, em que um código é enviado para você. Sua segurança em primeiro lugar.

No mesmo canal é possível que você renegocie dívidas com seus credores. Porém, esse serviço só será possível caso a empresa credora seja participantes do Feirão Limpa Nome, já que o canal não é direto com a empresa. Nesse caso, como você terá acesso aos dados de contato e de endereço da empresa, você mesmo poderá entrar em contato e fazer a negociação.

Pin It on Pinterest

Compartilhe...