Comprovante de Situação Cadastral do CPF

Conheça os tipos de Consulta do CPF

As pessoas nem sempre consideram a importância de consultar periodicamente seu CPF. Trata-se não só de uma questão de segurança, mas, também, de bom senso, considerando que você pode poupar a si mesmo de pasar por situações de vexame. Imagine: na hora do crediário, a devolução das compras ser a única saída, já que seu cadastro não foi aprovado por pendências em seu nome ou por seu CPF estar suspenso ou cancelado.

Veja aqui se seu CPF está limpo

Crie uma conta gratuita ou se já possuir uma, faça login, para consultar gratuitamente o seu CPF em relação a receita federal do Brasil.

A inadimplência, em nosso país, vem aumentando ano a ano. A situação econômica não colabora para que o brasileiro possa quitar suas dívidas, erguer a cabeça e seguir em frente. Porém, o trabalhador deve estar ciente de como está sua situação. Casos como esse não são raros e evitar que isso aconteça é muito mais fácil do que possa parecer.

Ninguém está livre de acontecer imprevistos no orçamento e acabar deixando o CPF entrar no vermelho. Porém, após uma suspeita dessas cabe uma simples consulta do CPF para verificação da situação cadastral. A consulta é rápida e pode evitar embaraços e transtornos. Após consultar, você pode constatar a situação cadastral do CPF, podendo ter certeza: ou está limpo, permitindo compras e outras atividades ou consta pendências, necessitando providenciar a resolução da situação.

Consulta do CPF na Receita Federal

Outro tipo de consulta ao CPF, desta vez, necessário para descobrir a situação cadastral do CPF perante a Receita Federal, é a consulta da situação cadastral. Esta serve para verificar se seu CPF está em conformidade, não havendo nenhuma inconsistência no seu cadastro. Nesse caso, seu CPF poderá apresentar uma das 5 situações cadastrais possíveis: Nula, Pendente de Regularização, Regular, Suspensa e Cancelada. Se a sua consulta à situação cadastral do CPF acusar qualquer outra situação que não seja a situação Regular, você deverá regularizar a situação de seu CPF.

Onde posso regularizar a situação do meu CPF?

Atualmente, você pode procurar uma das agências dos Correios, Caixa Econômica ou o Banco do Brasil para resolver pendências na sua situação cadastral de CPF. O custo de regularização e emissão do comprovante de situação cadastral do CPF nessas entidades é de R$ 7,00. A regularização da situação do CPF poderá ser feita, também, através da entrega da Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física ou da Declaração de Saída Definitiva do País. Essa última, poderá ser feita nas representações diplomáticas brasileiras ou no Ministério das Relações Exteriores, por exemplo.

Você pode fazer aqui todos os tipos de consulta

Independente de que tipo de consulta ao seu CPF você necessita, a situação cadastral apresentada poderá ser um alívio ou um alerta para resolução da sua situação. Aqui você poderá consultar a situação cadastral do CPF, seu ou de alguém que você conheça e esteja necessitando dessa consulta. Faça agora sua consulta e elimine essa dúvida, emitindo o seu comprovante de situação cadastral do CPF.

Pin It on Pinterest

Compartilhe...